domingo, 27 de janeiro de 2013


VOCÊ JÁ MATOU O SEU EGÍPCIO?


Tereza Cristina Cunha de Brito

Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.” Ex. 2:10-11.

Estou a meditar nestas palavras e nas ações de Moisés diante daquilo que Deus coloca a nossa frente como desafios, obstáculos, provações, testes, enfim, que armas tenho utilizado para reagir a tantas situações e circunstâncias inerentes a mim e ao que me rodeia?

Já estou a desempenhar a vontade e os planos de Deus para mim, ou ainda estou à caça de algum egípcio para matar, utilizando a força total de minha carne para enfrentar o que para mim é impossível até que haja a minha rendição, ou já estou a rodear o deserto tentando me esconder do inevitável, será que já tracei minha rota de fuga?

Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?” Isaías 29:15

Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” Jeremias 23:24

Você já matou seu egípcio? Já esta superada toda a etapa física para realização da vontade de Deus? Quantas vezes nos colocamos em situações que nos levam a realizar tarefas, ações, atitudes bem intencionadas, mas precipitadas em prol do “bem” de alguém ou a nosso favor, e tentamos nos esconder?

A sujeição e submissão a Deus têm como objetivo a entrega de todo aparato de vontade, inteligência, força, para que aí sim a presença Dele se faça plena, se manifeste, que seu poder se aperfeiçoe, para que o esforço seja direcionado para a finalidade de se garantir a realização da vontade soberana de Deus, para que haja simplicidade no agir, para que haja aproveitamento do tempo, para que haja a liberdade do Espírito em mim, que quer realizar tudo isso e me contar a mente do Pai, seus desejos mais profundos!

Não quero dizer que etapas devem ser puladas, pois tudo tem uma razão de ser, tudo tem que ser processado a fim de haver um entendimento, mas coloco a importância de conhecer o que realmente precisa ser feito de fato, de acordo com o que está para mim reservado, que é exposto a mim quando entro em intimidade com Deus através de Jesus.

Só conhece o caminho aquele que caminha! E aí, você ainda quer matar um egípcio?

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.” Eclesiastes 5:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário