sexta-feira, 20 de abril de 2012

CUIDAR = AMAR


Tereza Cristina de Brito

Esta semana, de terça para cá, estou em meio à tabuada, relevo, multiplicação, carinho, atenção, “chamadas de atenção”, dedicação e cuidados. Estou com a Leticia em casa por alguns dias, e me veio ao coração e mente – cuidar de pessoas.
Já fiz isso antes com dois outros sobrinhos, mas desta vez, a sensação foi diferente, estou me recuperando de uma cirurgia com nome estranho – “miomectomia”, retirada de miomas, mas em meu caso tive que retirar o útero. Senti um constrangimento, e certa tensão, como se agora a responsabilidade desses “cuidados com crianças” tomasse diferente forma.
Sentimento não de tristeza ou ressentimento, ou mesmo resignação, nem mesmo dureza de coração, pela condição de esterilidade, pelo contrário, me veio um peso de responsabilidade, carinho, afeição e dedicação e pensamentos amorosos de como as crianças crescerão, suas vidas, seus caminhos, algo muito parecido com sentimentos maternos. 
Senti sim, algo vindo lá do interior, lá bem do fundo, como se a Leticia e as crianças fizessem parte de mim. Vieram-me então dois versículos que sempre me intrigaram muito, relacionados com Maria, mãe do nosso Senhor Jesus, serva do Senhor!
Devo dizer que sempre me perguntei o que se passou em seu coração e mente, pois os versículos dizem “guardava as coisas no coração.”.
"Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração". Lucas 2:19

"E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas". Lucas 2:51

Penso como pode algo não sendo genuinamente seu, despertar tamanho amor, alegria e contentamento? Observei então alguns aspectos dessa mulher escolhida para tarefa especial de carregar o “Filho de Deus” em seu ventre, mesmo em idade precoce – disposição, comprometimento, renúncia, gratidão, lealdade. Além destas qualidades que marcam seu caráter, no decorrer da vida de Jesus, esteve presente em vários momentos, viu a sabedoria de seu filho no templo (Lc 2,41-52), pediu ao Senhor sua intervenção em uma festa de casamento, talvez já ciente do milagre que ali operaria (Jo 2,1-5), tentou afastá-lo de seu caminho mostrando-lhe sua família, movida talvez pelo que se passava em seu coração de mãe (Mc  3, 31-35), esteve presente em sua crucificação(Jo 19, 25-27), e próximo ao dia de pentecoste, estava lá obediente às ordens de seu filho junto aos discípulos em Jerusalém (At 1,14).
Talvez esteja chegando à conclusão de que para cuidar de pessoas, devo primeiro perguntar - que amor é esse que nos toma e nos faz esquecer-se de cuidar de nós mesmos, realizar sacrifícios, com prazer, amar sem entender ? Talvez por isso esteja escrito que –“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 Jo 3,16”, coincidência com Jo 3,16? Bem não sei, creio que basta ser tomado por este amor!
Resta-nos então nos deixar ser marcadas por Jesus, pois assim como Maria, todas as mulheres que O conheceram tiveram suas vidas marcadas, transformadas e regeneradas, saindo da morte para anunciar a vida que entrara dentro  delas, passando assim a perceber que havia algo em comum, unindo-se a Ele para unir, auxiliar, orar, adorar, trabalhar, compartilhar uns com os outros!

2 comentários:

  1. Ontem foi um momento muito gostoso em que a irmã Cristina compartilhou conosco sobre esse amor puro que nos leva a abrir de nós mesmos para cuidar do outro. Conversamos sobre aquilo que nos atrapalha de realmente servir umas as outras e outras coisas mais, que só quem esteve presente pôde sentir: a presença inefável de Deus! Vamos prosseguir ... Bjo santo pra todas. Mi...

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que estas reuniões serão momentos de muita comunhão, cura e libertação na vida das nossas irmãs. Oro para que Deus dê sabedoria à minha amada esposa e às outras irmãs que estão juntas nesse propósito que nasceu no coração da Deus.

    ResponderExcluir