sexta-feira, 11 de maio de 2012

A adoração traz cura na sua alma



Mirelle Ivy Diniz Miotto

Em Marcos 5:21-33 está escrito:
“E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.”

Uma das práticas mais desafiadoras para nós cristãos é que precisamos aprender a adorar a Deus e quando falo de adorar não estou me referindo diretamente ao fato de você cantar ou de participar de um momento em que a música está envolvida. Pra adorar a Deus você não precisa nem cantar, a adoração não é um processo musical e sim espiritual, processo este que não é produzido pelo violão, pelo teclado. O que produz a adoração é a fé que você tem na palavra de Deus; a tua fé na verdade de Deus. Na verdade o funcionamento da adoração é o próprio funcionamento da palavra, é o próprio funcionamento da fé dentro de você. De maneira prática, estou querendo dizer que sem fé não tem como adorar, só quem exerce a fé realmente adora a Deus, porque a fé é a sua vida espiritual. A adoração não é uma expressão emocional, ainda que as emoções estejam envolvidas, ela é uma expressão espiritual da vida de Deus no seu espírito. 

Porém, para que isso ocorra você tem que estar vivendo espiritualmente, guiado pelo espírito. Só se vive espiritualmente por meio da fé, ou seja, a minha fé na palavra de Deus é a minha vida espiritual. A Bíblia diz que o justo viverá pela fé, então, se não estou exercendo a minha fé, se não estou praticando aquilo que Deus me diz, não tem como adorar, porque estou morto. Sem fé o justo não vive espiritualmente. A minha vida espiritual só se processa através da fé na palavra do Senhor.

A minha vida espiritual só acontece quando recebo a palavra de Deus e sigo aquela palavra. No momento em que recebo a luz da palavra no meu íntimo eu acompanho aquela luz. Que luz é essa? É a convicção que brotou no seu espírito quando você escutou a voz de Deus. Então, essa convicção, que a palavra gerou em você, tem que produzir uma atitude.

Qual é o processo da adoração?

Primeiro: Deus envia a palavra, a palavra entra no meu espírito, gera convicção, eu tomo aquela palavra, pratico a palavra e a palavra produz uma fonte que volta pra Deus em adoração. Então, a adoração é Deus colhendo aquilo que Ele plantou em sua vida. O que Deus plantou? A palavra. O que Ele colhe? A adoração.

Deus envia a palavra, ela entra no seu espírito, você crê nesta palavra, vive nela e agora você não está mais morto, você está cheio de vida interior. Na verdade a verdadeira adoração não envolve nenhum esforço. Você pode estar sentado em sua cama ou no sofá, na quietude da noite onde todos já foram dormir, o seu corpo está ali, mas o teu espírito está pulsando vida. De repente, todo o seu ser se expande na presença de Deus e você O adora. Você pode falar ou não, o ponto não está aí, o ponto é que a sua fé está gerando um borbulhar de vida aqui dentro e isso entra no coração de Deus. Jesus quando sentou no poço de Jacó, Ele estava com sede e disse pra aquela mulher: dá-me de beber. Queridos, se é uma água que Deus quer: é a água que sai do seu coração em forma de adoração pra Ele. Quantos querem dar de beber pra Jesus? Imagine Jesus dizendo pra você: dá-me de beber ... então, a fé que eu pratico me faz viver espiritualmente, aí posso adorar, porque estou vivo, sendo que posso estar cantando ou não. Quando falamos de adoração tem gente que diz: ah, mas não sei cantar, minha voz é feia, então não tem como adorar! 

Queridas, para adorar ao Senhor você não precisa saber cantar, você tem que saber crer. A Bíblia nos conta que aquela mulher estava sofrendo de uma hemorragia há 12 anos e já tinha gastado tudo o que tinha, todos os seus recursos, com médicos e pelo contrário, ela ficou pior ainda. Interessante que a menina (filha de Jairo) que ressuscitou tinha 12 anos de idade. Exatamente quando essa menina nasceu, o sofrimento começou na vida daquela mulher. Doze anos sofrendo e de repente ela ouviu falar da fama de Jesus. Ela não ouviu falar de mais um médico, nem de um sistema religioso. Aquela mulher não correu atrás dos sacerdotes da época, dos levitas da época ... mas ela ouviu falar da fama de Jesus. Ela começou a dizer pra ela mesma: se eu tão somente tocar nas vestes de Jesus, serei curada (v. 28).

Amadas, nós não precisamos de mais nada, precisamos somente tocar nas vestes de Jesus para que a nossa alma, nosso corpo sejam curados!

As doenças emocionais, os distúrbios emocionais, os problemas psicológicos ou mentais, não importa o nível de gravidade desses problemas, são frutos do homem governar a si próprio, frutos de uma vida na alma. A alma não foi feita pra governar você. Você foi feito pra andar no espírito. Uma alma entregue a si própria adoece. A alma é sua mente, sua vontade, sua inteligência, suas emoções. Nós somos seres tridimensionais: espírito, alma e corpo. Com o seu corpo você tem a dimensão física das coisas através dos 5 sentidos; com sua alma você tem contato com as pessoas, com você mesmo, a alma é muito importante, pois tem as emoções, o intelecto, porém com o teu espírito você tem contato com a dimensão espiritual,você tem contato com Deus, porque Deus é espírito.

Deus não criou o homem pra ser governado pela alma e sim pra ser governado pelo Espírito. O problema é que quando o homem caiu lá no Éden, o espírito dele se apagou, o espírito morreu, perdeu o contato com Deus, perdeu o governo da verdade, da palavra. Assim, o que aconteceu? A alma assumiu o governo, o controle, ela foi adoecendo. Não adianta eu entregar pra alma aquilo que é de responsabilidade do espírito.
Uma alma no governo fica doente. Se você viver na alma as doenças começarão a florescer. A alma não suporta os problemas da vida. Deus não fez a alma pra governar e sim fez o espírito pra governar. Então, quando você abandona sua vida espiritual deixando de exercer sua fé, deixando de obedecer aquilo que Deus fala contigo e você assume uma vida almática, vivendo segundo o que você pensa, o que você sente, Deus não pode entrar no negócio e a alma começa a ser responsável por enfrentar as lutas da vida. Os resultados disso são: aparecem as doenças (emocionais, psicológicas ...).

Há uma doença que acomete 7 milhões de pessoas, segundo uma reportagem que saiu na revista Veja, o transtorno obsessivo compulsivo – TOC. É um tipo de doença da alma porque a alma está no governo e sabemos que a dor na alma, muita vezes, é pior que uma dor física. Por exemplo: sentimentos de rejeição, amargura, ressentimentos, traumas, complexos de inferioridade, depressões, tristezas etc ... 
Essa reportagem dizia que há pessoas que demoram 17 anos para descobrirem essa doença. Este mal tem vários tipos de manifestações. Lá conta de uma atriz que para sair do banheiro tinha que ter um pensamento bom. Então, enquanto ela não tivesse um pensamento bom, a consciência dela não a deixava sair. Uma vez ela ficou horas no banheiro porque ela só estava tendo pensamentos ruins e não conseguia sair de lá. O pai dela entrou e a arrancou de lá. Diante disso, ela procurou psiquiatras, psicólogos ...

Então, a alma quando entregue a si mesma adoece ... porém quando você toca nas vestes de Jesus, dos médicos dos médicos, você é curado.

Aquela mulher pra tocar nas vestes de Jesus teve que vencer algumas barreiras: primeiro: porque ela era mulher – em Israel, naquela época, as mulheres não eram iguais as de hoje em nossa cultura; segundo: ela estava com uma hemorragia e nessa condição ela era considerada imunda pelo povo judeu, ela deveria ficar longe e não perto. Ela teve que ter muita coragem pra entrar no meio da multidão, se apertar ali e para só então conseguir chegar até Jesus.

O dia em que você decidir passar todo dia adorando a Deus, você enfrentará algumas dificuldades, até que você entre naquele lugar aonde o bálsamo começa a tocar a tua alma. Não importa a dor que você sente na alma, tem esperança pra você! Os problemas da alma, muitas vezes, tentam nos fazer sentir desanimados, enfraquecidos, porque quando você não está no lugar da fé, quando o teu espírito não está em evidência, então aqueles problemas são como um gigante. Ainda que você não agüenta mais aquilo, aquilo está lá, fazendo parte de você ... mas eu te digo: há esperança pra você! Não estou falando de teoria e sim daquilo que Deus fez e está fazendo na minha alma!

As doenças da alma começam muitas vezes com pequenas sugestões de satanás. Isso talvez começou na sua infância, na sua mocidade ou em uma circunstância de perda ... não sei quando esse trauma começou e você por não saber usar o escudo da fé, da verdade de Deus, que destrói todas as mentiras do diabo, começou a se sujeitar ao engano e isso foi crescendo na tua alma. Deus não tem culpa. Saiba que em momentos de profunda dor Jesus estava chorando com você, Ele quer te ver livre disso!

Mas, como a adoração funciona?
Aquela mulher enfrentou muitas dificuldades, preconceitos, mas ela decidiu, ao ouvir a fama de Jesus, ir até onde Ele estava. Não importava as barreiras, ela iria chegar lá. Quando ela tocou nas vestes do Senhor, imediatamente saiu virtude, poder Dele.

A fé puxa o poder de Deus pra você, pra sua necessidade. Então, o medo, os traumas, os complexos podem sumir? Claro e uma forte paz entrar no lugar desses sentimentos. O resultado da cura é o governo da paz. Quando a paz entra no lugar das feridas, o processo foi completo. Não tem mais doença, medo, complexos, tristezas, fracassos .... tem paz!

O dia em que você tomar atitude e ir onde está Jesus, você será curada. Mas você pode estar perguntando: naquela época Jesus estava em carne e osso, tangível, ela podia tocá-lo, mas como faço pra me achegar a ele?

Entra para o teu quarto, tranca a porta e sinceramente comece a dizer a ele: Eu te amo Jesus, Tu és maravilhoso ... e fica ali firmando-se em adoração, porque a adoração coloca o teu espírito na presença do Reis dos reis e Deus começa a levar a sua alma a um lugar de cura; as fortalezas da sua alma começam a ruir e adorando você entra em um lugar onde o diabo não pode entrar.

Temos que perseverar na adoração. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Como resistir a ele? De várias formas: através do jejum, dando ordens amarrando-o em nome de Jesus, praticando a fé, a palavra e adorando a Deus.

Viver na alma dá lugar ao diabo. Viver no espírito você dá condições pra Deus atuar na sua vida. Quando enfrento a vida segundo minhas opiniões, meus desejos, o diabo tem legalidade pra agir.

Não viva na alma e sim no espírito! Você não é o que você sente, você é o que Deus diz. Você é nova criatura ... Quando adoro ao Senhor entro num lugar onde a cura é manifesta; quando adoro posso tocar nas vestes de Jesus.

Todo dia tire um tempo e comece a adorar. A adoração cura a sua alma, te transforma ... Há momentos, nesse processo, em que você sentirá muito e outros momentos nada da presença manifesta de Deus. É porque quando achamos que Ele se afastou é porque Ele está mais alto e dizendo: sobe mais! Deus quer te levar mais alto, Ele tem muito mais pra você! Persevere na adoração! Nesse processo sua alma vai sendo transformada e você vai ficando mais parecido com Jesus!

As mudanças ocorrem primeiro no seu espírito, através do Espírito Santo, depois o teu espírito manifesta na alma o que aconteceu nele. Perseverando, a tua alma vai tomando a forma do que ocorreu no teu espírito. Isso é cura interior, quando a alma reflete o que aconteceu no meu espírito.  


3 comentários:

  1. Queridas, a reunião desta semana foi maravilhosa. Falamos sobre a verdadeira adoração que cura nossas feridas, nossas dores ... O Senhor Jesus esteve presente e a palavra Dele penetrou em nossos corações. Glória a Deus! O meu coração está feliz por esta oportunidade em compartilhar o Amor Dele através dessas reuniões. Amplexos da Mi

    ResponderExcluir
  2. Creio que o Senhor vai nos levar a um lugar de descanso, onde poderemos o adorar em espírito e em verdade.
    Te amo

    ResponderExcluir