sexta-feira, 1 de junho de 2012

O papel da mulher à luz da Palavra



Mirelle Ivy Diniz Miotto

Estamos vivendo dias em que o papel da mulher está quase que como o do homem. Mulheres que sustentam suas casas financeiramente, mulheres que estão a frente da família e que abram mão daquilo que realmente Deus as chamou para ganhar um lugar no mundo, ou seja, para dominar sobre os homens, sobre o trabalho, sobre a casa,  sobre tudo.
Mas uma coisa que tem me chamado atenção é que há certa confusão no meio cristão sobre esse verdadeiro papel. A mulher “cristã” está se deixando influenciar por esta tendência mundana e até mesmo aceitando estar por cima e exercer autoridade sobre o homem.
E qual seria o papel da mulher? Podemos perceber o papel principal da mulher em sua criação:

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”  Gênesis 2:18
Ser ajudadora (ou auxiliadora) idônea (íntegra, adequada):
A mulher foi criada para ajudar, auxiliar. No dicionário Priberam auxiliar significa socorrer; servir de meio para e quem tem uma função secundária.
Interessante que ser ajudadora não significa se impor, ter autoridade, estar por cima. Significa estar ao lado sem se sobressair. Isso não significa que é ser inferior, ter uma auto estima baixa ou até mesmo ser inerte. 
Auxiliar é uma função importantíssima. Senão vejamos o que a Bíblia diz sobre a mulher virtuosa:

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.” Provérbios 31:10-31

A mulher virtuosa é o resultado de ser auxiliadora e o que acabamos de ler são qualidades desta mulher. Mas antes de tudo, como mulheres, nossa vida deve estar cheia de Jesus Cristo. Apenas dessa maneira o amor de Cristo que está em nós poderá transbordar sobre nossos pais, nosso marido, sobre os filhos e então sobre nosso lar, nossos amigos, nossas comunidades e o mundo. Basta você entregar sua vida nas mãos Dele, confiar Nele e obedecer seus princípios.

A mulher virtuosa de Provérbios 31 representa um ideal para as mulheres. Embora ela intimide algumas, todas concordamos que ela é um exemplo digno a ser imitado. A Bíblia a descreve como uma mulher esperta (que não tem preguiça), habilidosa, próspera, alegre e forte. Ela cozinha bem, sabe administrar o dinheiro, contribui para a comunidade (bondosa), é empreendedora, costureira, mãe abençoada, amiga fiel, esposa leal (submissa) e dedicada a Deus. Como lemos em Pv. 31:10: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” A nova versão internacional a chama de esposa exemplar. A versão ampliada a descreve como mulher capaz, inteligente e virtuosa. A palavra hebraica traduzida para virtuosa ou exemplar também pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte e guerreira poderosa. Porém uma palavra que não consta na lista de Provérbios 31 é “perfeita”. Que alívio! Sim, a mulher virtuosa descrita na palavra de Deus é um ideal extraordinário. Ela é um modelo de excelência. Mas na Bíblia não está escrito que ela é perfeita. É bem provável que houve dias em que ela gritou com seus filhos por terem se comportado mal. Provavelmente houve dias em que seu marido não a elogiou nos portões da cidade. E, às vezes, penso, que em determinados dias, ela até colocou a mão na massa, não por prazer, mas por obrigação.
Por que imagino isso? Porque, embora fosse excelente e virtuosa, ela era uma mulher que precisava de um Salvador! A partir de então, dentre tantas virtudes, temos que buscar no Senhor estar cheias do Espírito Santo de Deus para edificarmos nossa casa, e como consequência disso vem as referidas qualidades. Em Pv. 14:1 diz que “toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Notemos que a mulher sábia constrói a sua casa com amor, em unidade, comunhão, educa seus filhos em amor, conforme a palavra do Senhor, trata o seu marido com amor, respeito, oração, submissão (não usurpar a posição de cabeça) e administra seu lar. O lar da mulher sábia é aconchegante, hospitaleira, onde a paz do Senhor reina e onde o alicerce é Cristo! Mas a tola, com suas atitudes impensadas, cheia de “achismos”, gritarias, governada pelos princípios do mundo (voluntariosa, autoritária, rebelde), destrói seu lar com suas próprias mãos.

Vejamos algumas referências bíblicas sobre o que foi escrito acima:

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos
.” Efésios 5:22-24

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios 5:33

Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.” 1 Timóteo 5:9-15

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação
*.” 1 Timóteo 2:9-15

Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” 1 Timóteo 3:11

Teria muito mais pra expor aqui sobre nós mulheres, mas acho que por hoje precisamos meditar nisso. Oro para que o Senhor Jesus habite de verdade dentro de nós e que de fato e de verdade acreditemos em sua Palavra para podermos ser e exercer aquilo que o Senhor nos chamou.


*As mulheres de Éfeso eram agressivas e sem preparo, além de adorarem a Deusa Artêmis. Como havia um alto índice de mortalidade infantil elas faziam oferendas para que seus filhos nascessem vivos, por isso que diz que as mulheres seriam salvas dando à luz filhos. Na verdade elas seriam salvas se convertessem e cressem em Jesus. E ao invés de adorarem a Deusa Artêmis elas deveriam se entregar e adorar a Jesus e só assim seus filhos realmente nasceriam vivos.

2 comentários:

  1. Que reunião gostosa, que clima gostoso que estava ontem! Primeiro a amada Nágilla preparou com carinho sua casa e nos esperou com um café e uma unção de Deus que pairava no ar. Compartilhamos sobre o nosso papel como mulheres, mães, esposas e filhas à luz da Bíblia e o Senhor nos quebrantou tremendamente ... foi lindo! Quero que a próxima reunião chegue logo rs. Bjos carinhosos da Mi

    ResponderExcluir
  2. Interessante como estas reuniões tem nos completado, nos mantido no Caminho da Perfeição!
    Temos experimentado o prazer da comunhão e como a Palavra de Deus realmente é nosso esteio!!

    ResponderExcluir