domingo, 25 de novembro de 2012


COMO É O SEU CORAÇÃO?



Mirelle Ivy Diniz Miotto

O que você tem falado nos últimos dias? Quais têm sido suas palavras para as pessoas ao seu redor?

As palavras que saem de nossas bocas têm um peso muito grande. Palavras mal ditas machucam muito mais que uma dor física.

Aquilo que sai de nossa boca tem poder para abençoar ou amaldiçoar (Tiago 3:10-12). Na verdade aquilo que sai de nossos lábios revela o que está no nosso coração, conforme está escrito em Lucas 6:45:

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” 

Existe aquele ditado popular que diz assim: “me digas com quem andas, que direi quem tu és”. Parafraseando digo pra vocês: “ pelas tuas palavras direi como teu coração és”. E como isto é verdade, não é mesmo?

Jesus, certa vez, sendo questionado pelos fariseus e mestres da lei acerca do por quê seus discípulos não lavavam as mãos antes de comer, respondeu o seguinte:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” Mateus 15:11-20

Coração, na Bíblia, é a nossa alma, nosso interior, nossos sentimentos. Desta forma, precisamos sujeitar a alma ao Espírito e não à carne. Devemos ser controladas e guiadas por Jesus.

Necessitamos guardar nosso coração porque dele procedem as saídas da vida ou seja, dele depende toda nossa vida. (Provérbios 4:23) Nosso coração deve estar escondido no Senhor.

Uma pessoa que só fala de violência, que só fala mal dos outros, pornografia, palavrões, novelas, traições, murmurações ... como será que está o coração dela? Como Jesus disse em Mateus, está impuro, sujo. Para um coração assim, há uma saída: Jesus! Ele lava, purifica e transforma.

Mas é necessário, também, que nós mudemos nosso comportamento. O que temos visto, ouvido e lido? São coisas que edificam? Tudo isto fica arraigado em nosso coração tanto para o bem, tanto para o mal e será expressado através de nossas palavras e ações.

Vamos nos alimentar, então, daquilo que edifica, que trás vida, porque assim nenhuma palavra torpe sairá de nossa boca, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade para que conceda graça aos que a ouvem (Efésios 4:29-32).

Alimentemos sim da Palavra e vamos sim nos encher do Espírito, pois somente desta maneira nosso coração será puro e os frutos dos nossos lábios serão doces, dignos e abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário