sexta-feira, 30 de novembro de 2012


SUPERANDO A "AMNÉSIA ESPIRITUAL"


Mirelle Ivy Diniz Miotto

Amnésia, segundo o dicionário Priberam, é a perda da memória causada por dano cerebral ou por grave trauma emocional.

Quão terrível deve ser apagar uma porção da sua vida ao perder a memória. Pior, também, é sofrermos de “amnésia espiritual”.

“Amnésia espiritual” é a perda de nossa memória espiritual. É esquecer tudo aquilo que o Senhor nos ordenou. Esquecer Seus mandamentos, as promessas que Ele nos fez, Seus ensinamentos e Sua palavra.

Quando conhecemos a Jesus, de verdade, muda tudo em nossa vida. Acontece a metanóia (mudança de atitude), ou seja, saímos de um caminho de perdição e de morte e entramos em outro cheio de vida, de amor e perdão.

A partir de então, começamos a nos relacionar com Jesus de modo que passamos a conhecê-Lo. Na medida em que O conhecemos, conhecemos também Sua palavra e Seus mandamentos e Ele passa a direcionar nossos caminhos.

Muitas vezes, nesta caminhada, devido a algumas circunstâncias tais como: tribulações, pecados, motivação errada, relacionamentos errados, feridas, riqueza ... nos afastamos de Jesus. E Ele, que era o motivo de nossa existência, cai no esquecimento. Nos tornamos incrédulas, frias e o “eu” se torna o nosso deus. Aí nos deparamos com o grave diagnóstico: “amnésia espiritual”.

Israel foi um povo privilegiado pela presença de Deus aliada a muitas manifestações da Sua provisão, mesmo no deserto. Deus se relacionava de uma forma muito próxima com seu povo. E mesmo assim, Israel sofreu deste mal.

Da mesma forma, Deus se relaciona conosco também, mas quando estamos bem emocionalmente e/ou financeiramente corremos o risco de nos esquecer de nossa aliança com Deus. E o Senhor em sua infinita misericórdia e sabedoria alertou o povo de Israel acerca de quando chegasse a prosperidade em seu meio. Vejamos o que está escrito em Deuteronômio 6.4-12:

Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.”

Mesmo com o alerta do Senhor, Israel, em muitos momentos, se esqueceu da aliança com Deus, como nós esquecemos também.

Para sermos curadas deste mal: “amnésia espiritual” precisamos de algumas doses de algumas vacinas, quais sejam: 

1) Arrependimento – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9 

2) – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1-2

3) Comunhão – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42

4) Adoração – “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto.” Salmos 95:6-8

5) Meditação diária da Palavra – “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:1-2

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Te convido, neste dia, para ser vacinada contra este mal que tão de perto nos aflige. Só fique atenta para o prazo de vacinação ... Que Jesus ajude a mim e a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário