sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


A PARTIR DE HOJE TE DIGO: VOU ORAR POR VOCÊ


Tereza Cristina Cunha de Brito


Poderíamos ficar aqui com vários versículos que falam de oração. Mas oração nada mais é que conversar com Deus, explicar, pedir, suplicar, chorar. É um veiculo poderoso que se bem utilizado pode mover céus e terra, pois tocaremos o coração de Deus. Não podemos pensar que seja uma forma de troca ou aquisição de bênçãos materiais ou espirituais.

Não podemos chegar diante do Senhor como se tivéssemos em mãos uma lista, e daí ficarmos dizendo – “Senhor agora isso, agora aquilo!” Não, não nos esqueçamos que o Senhor conhece nosso coração e mente e sabe as nossas motivações.

É bem interessante, na falta de outra expressão, como o Senhor Jesus a todo o momento, dos mais simples, se é que podemos chamar de simples aquilo que o Mestre faz, orava, sozinho ou com alguns discípulos, com súplicas, lágrimas, gemidos e até sangue. (Hb 5.7-8). Qualquer semelhança com gemidos inexprimíveis, não será mera coincidência!

Temos na Palavra em Mateus, o aviso sobre vãs repetições, temos discípulo pedindo ao Senhor ensinar como orar, temos pedidos de como orar como convém. Aqui dizemos que às vezes nos preocupamos com a forma, as palavras, se deitados, se de joelhos. Mas a forma como iremos a Ele não importa, pois estaríamos aí determinando fórmulas a serem seguidas, tipo como orar em 10 lições!

Não é isso que importa, o que o Senhor quer mesmo é nos despertar para que nos voltemos para a Sua vontade, ao propósito ou ao centro de Sua vontade. 

Deus possui uma vontade - poder de determinar Suas ações (o que Ele vai fazer) e o propósito ou fim de Sua criação (o que fará conosco). A vontade de Deus é a expressão Dele mesmo, e mostram quem Ele é – FIEL, JUSTO, BOM, SANTO, MISERICORDIOSO, IMUTÁVEL, INCOMPARÁVEL, ETERNO.

Pv. 19.21 - "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor."

Is. 14.27 - "Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar?"

Orar a vontade de Deus, e esta vontade pode ser detectada na Palavra – santidade, fruto do Espírito, obediência, integridade, paz, fidelidade, servidão. Isto quer dizer que Deus não nos atenderá se pedirmos algo que não esteja na vontade Dele – “pedi e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres.” Tg 4.3.

Às vezes penso que o Senhor deve pensar, “por que estão pedindo isto! Já não lhes dei a resposta?” Saber pedir abre precedente para examinarmos o que tem nos motivado a orar.

Vejamos os motivos pelos quais o Senhor Jesus orou:

·         Alimento/multiplicação oração de agradecimento;
·         Ressurreição de Lázaro; aqui o Senhor se comoveu e seu espírito se agitou Jo 11;
·         Milagres, sinais e curas;
·         Intercedeu pelos que estão no mundo;
·      Para suportar/ obedecer ao que estava por vir – cálice da ira de Deus. Quanto mais agonizava mais orava intensamente,  seu suor se transformando em sangue. Lc 22.44.

Para que tenhamos nossas orações atendidas já vimos que temos que estar na vontade de Deus, eis alguns princípios a serem seguidos.

·         Perseverança – Lc 18.1-8
·         Mover o sobrenatural,ou seja CRER - Hb 11.1
·         Esperar o tempo de Deus

Perseverança quer dizer persistir, conservar-se firmes e constantes num sentimento, numa resolução – CONTINUAR. Mas como nos foi lembrado por uma preciosa irmã, o que deve nos mover para orarmos, deve ser o amor ao nosso Aba Pai! 

Um comentário:

  1. "Ainda assim, todos nós já sentimos muitas vezes que nossas orações foram em vão. Nosso ente querido faleceu, o conflito nunca foi resolvido, a enfermidade permaneceu. Clamei a Deus repetidamente para restaurar a saúde de minha amiga Kate que vive com câncer no pâncreas há quatro anos. Apesar de ter se sentido quase “normal” nos últimos meses, esta semana me telefonou para dizer que os médicos lhe contaram que seu oásis de saúde está secando. Enquanto chorava com ela, muitas questões internas surgiram: Será que preciso orar com mais força? Será que Deus está ouvindo? Qual o objetivo das minhas orações?

    A tortuosa jornada da enfermidade era familiar para C.S. Lewis, já que sua esposa Joy sofreu com um câncer, conforme relatado no filme Shadowlands (Terra das sombras), baseado na relação do casal. Em resposta a este casamento de alegria e dor, a personagem de Lewis comenta: “Oro porque não posso evitar: a necessidade flui em mim. Não muda Deus, mas me transforma.”

    Talvez o objetivo da oração seja mais um posicionamento do que uma petição. A oração me move, deixo de ser o centro para que Deus e os outros sejam o centro. Tenho orado diariamente por Kate, e passei a enxergar minhas prioridades e meus conflitos relacionais através das lentes de seu câncer. Agora sou grata por estar fisicamente capacitada a ter uma agenda de compromissos em vez de me sentir sufocada com o estresse diário. Procuro refletir a Graça de Deus aos desconhecidos e sua paciência em relação a meus amados. A intercessão me libertou de ficar absorvida em mim mesma (Gálatas 6:2; Mateus 5:44-45), e me libertou de minha tristeza para que eu pudesse me engajar no ministério."

    http://www.genizahvirtual.com/2012/02/vou-orar-por-voce.html#ixzz2H1Ac7AsD
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

    ResponderExcluir