sexta-feira, 27 de abril de 2012

CAINDO AS MÁSCARAS


Mirelle Ivy Diniz Miotto

Em volta de uma mesa redonda estavam mulheres abençoadas e únicas que Deus escolheu para estarem neste dia, juntas, compartilhando uma mensagem de Deus. Uma reunião informal, sem nenhuma pretensão denominacional, com o único desejo em partilhar Cristo, o autor e consumador de nossa fé, termos comunhão, orarmos umas pelas outras e partimos o pão.

Lemos Êxodo 34:29-35: 
"E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou. Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR falara com ele no monte Sinai. Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto. Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele."

Por que será que Moisés cobriu o rosto com um véu? Será que era para que os israelitas não vissem o dissipar da glória de Deus e com isso continuassem honrando a Moisés como o que representava a Deus? Seria para que os israelitas não desanimassem ao verem que a glória de Deus não permanecia o tempo todo com Moisés?

Começamos a conversar sobre isso e colocamos que todos possuímos máscaras. Nos mostramos, na maioria das vezes, como não somos de verdade. Temos medo de sermos reveladas. No mais íntimo de nosso ser sabemos que não somos tão espiritual, tão amorosa, tão verdadeira, tão alegre, tão profissional como aparentamos ser. Temos medo do julgamento das pessoas e na verdade deveríamos temer o julgamento de Deus.

Fomos desafiadas a sermos verdadeiras com Deus e umas com as outras e vimos que somente em Jesus Cristo conseguimos retirar o véu que cobre nossos corações, como está escrito  em 2 Coríntios 3:7-18:

"E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Na liberdade que há em Cristo, falamos muito mais sobre a verdade que liberta e esse Jesus que salva e que cura.
Deixemos, então, nossas máscaras e sejamos transformadas com glória cada vez maior. Jesus é a glória de Deus; Dele é a glória eterna que não se desvanece. Nós, que cremos, somos feitas participantes dessa glória ao sermos paulatinamente transformadas na semelhança de Cristo.

3 comentários:

  1. Minhas amadas, que reunião abençoada! É impossível escrever tudo que compartilhamos ... isso é só um poucochinho do que foi falado. Que o Espírito Santo continue nos conduzindo! Reunião com a liberdade do Espírito Santo não poderia ser diferente, não é mesmo? Ósculo santo pra todas!

    ResponderExcluir
  2. Ah ... seguem as referências bíblicas do que foi compartilhado: João 1:17; 5:33; 8:32; 8:45-46; 14:12; 17:17; 1 João 1:6; 2:21; 3:18; Gálatas 4:9-20; Zacarias 8:16-17; Provérbios 23:23; 12:17; 12:22.

    ResponderExcluir
  3. Disposição, quebrantamento, humildade!
    Que a verdade revele a cada dia a nova criatura!

    ResponderExcluir