sexta-feira, 3 de agosto de 2012


A Esposa de Ló – Aquela que olhou para trás


Adaptado por Mirelle Ivy Diniz Miotto

Textos-chave: Gênesis 18; 19:1-29 / Lucas 17.28-33

"Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover enxofre e fogo desde os céus, sobre Sodoma; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." (Gênesis 19:24-26).

Observando estes três versículos de Gênesis 19, vemos o triste fim de duas cidades, Sodoma e Gomorra, onde reinava a prostituição. Mas vemos também o terrível juízo de Deus sobre a mulher de Ló por causa de um simples gesto seu... ela olhou para trás.

Tudo começou com uma decisão de Ló. Estava havendo entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló, muitas contendas. Para evitar esta briga entre seus servos, Abrão, juntamente, com seu sobrinho Ló, apartaram-se. Disse Abrão a Ló: "Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda" (Gênesis 13:9).

E a Bíblia ainda nos diz: "E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro" (Gênesis 13:10-11). Ló olhou para a aparência.

Ló foi viver com sua esposa e suas filhas numa cidade grande, bonita, atrativa, porém cheia de homens maus e pecadores.

Há quem diga que quando se começa a trabalhar em um curtume (processo de curtir couros) logo de início, a pessoa se sente mal, vomita várias vezes e... tem vontade de desistir do emprego. Porém - e isto é que é estranho - depois de algum tempo, a pessoa já está tão acostumada com o mau cheiro que nem mais percebe. O organismo se acostumou e o mau cheiro parece que nem mais existe.

O mesmo deve ter acontecido com Ló, com sua esposa e com toda a sua família. Talvez tenham percebido que apesar de Sodoma ser uma bela cidade, os seus habitantes viviam, diariamente, pecando e em completo desacordo com os mandamentos do Senhor. Mas... com o passar do tempo, provavelmente, eles nem mais percebiam o quanto o pecado assolava aquela cidade.

- O caráter da esposa de Ló:

Era uma mulher rica, talvez mais apegada às coisas boas da vida do que deveria. Embora não haja qualquer indicação de que participasse do pecado de Sodoma, sua história deixa implícito que aprendera a tolerá-lo e que seu coração acabou dividido por causa disso.

Será que ela realmente se apegou às coisas materiais?
Será que ela, realmente, gostava de viver nesta cidade?

Não sabemos quais são as respostas a estas perguntas, mas ela aceitou a escolha de seu marido e foram viver ali. Até aquele momento, a Bíblia não nos relata que havia pelo menos um desta família querendo sair de lá. Eles estavam vivendo em Sodoma, apesar da depravação existente.

Muitas vezes, nós mulheres vivemos em um ambiente onde o pecado existe, mas nós nem percebemos, pois já estamos acostumadas. E, pior do que isso, praticamos todo tipo de pecado e dizemos... "Eu não acho nada demais!"

Será que nossos olhos e mente estão tão acostumados com: novelas; maledicência; prostituição; traição; mentiras; pornografia; corrupção; inversão de papéis (mulher x homem) etc...

Eu não sei se existe alguma diferença entre Sodoma, onde vivia a esposa de Ló, com o mundo de hoje! Deus, com certeza, não está gostando de ver o mundo caminhando para um abismo sem volta. E, participando deste mundo, estão muitos que se dizem crentes e que sempre dizem... "Eu não acho nada demais!"

Tudo isto é muito triste! Precisamos estar alertas e alertar os nossos filhos, as nossas irmãs em Cristo para que não caiam de amor pelas coisas do mundo que são guiadas pelo inimigo das nossas almas. Que o Senhor nos proteja e nos dê sabedoria para vermos o que é certo e o que é errado de acordo com as Escrituras. Que o nosso andar diário seja agradável ao Senhor e que nossa mente não esteja cauterizada pelo pecado. Uma mente cauterizada é uma mente queimada, fechada, estancada, cicatrizada a qual não é hidratada pelas águas do Espírito, muito menos é alimentada pelas proteínas da Palavra de Deus. Ou seja, é a mente de alguém sem a vida de Deus, fechado para a verdade e que não pode ser renovado pelo Espírito Santo.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;  Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” (1 Timóteo 4:1-2)

Pelo desfecho desta história, podemos imaginar que a mulher de Ló não se empenhou nas coisas espirituais, ensinando suas filhas a não andarem de acordo com o mundo, a não se maravilharem com aquilo que desagrada ao Senhor. Tudo indica que ela gostava de viver em Sodoma.

Apesar da acomodação de Ló e de toda a sua família, Deus teve misericórdia dele e de todos os seus. Deus quis salvá-los da grande tribulação, apesar de não estarem pensando em se separar deste ambiente de luxúria. A esposa de Ló nem pensava que uma grande mudança estava para acontecer. Deus deu a ela uma oportunidade sem igual. Deus teve misericórdia dela e de toda a sua família.

Não podemos afirmar, com certeza, que a esposa de Ló gostava de viver nesta cidade, pois, na verdade, foi seu esposo quem assim decidiu quando fez um acordo com Abrão. Mas vivendo ali, gostando ou não, eles receberam a visita de dois anjos enviados pelo Senhor. Eles disseram: "... Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo" (Gênesis 19:12-13).

Na manhã seguinte, os anjos apressaram Ló, sua esposa e suas filhas dizendo: "... Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças" (Gênesis 19:15-17).

"Não olhes para trás de ti" - dentre todas as palavras que os anjos disseram, estas foram as mais importantes, porém não valorizadas pela esposa de Ló.

Será que eu e você as valorizaríamos se estivéssemos no lugar dela?

Outra coisa que podemos observar e aprender neste episódio é que os anjos falaram para Ló e sua família irem para o monte para que suas vidas não perecessem, mas Ló ainda questionou os anjos e pediu para irem a uma cidade mais próxima chamada Zoar (que significa pequeno). Pela misericórdia de Deus isso aconteceu. Será que Deus não queria algo melhor pra ele e sua família levando-os ao monte, a um lugar alto e que estava em seus planos? Mas ele preferiu um lugar pequeno. Quantas vezes fazemos isso não aceitando os desígnios de Deus? Temos medo de sair do controle das situações, queremos tomar o lugar de Deus.

O ser humano tem atração por aquilo que é proibido. Infelizmente, muitas de nós ainda temos aquela natureza velha. Cabe a mim e a você, ao nascermos de novo, alimentarmos esta nova natureza lendo a Palavra de Deus, orando ao Senhor, pedindo a Ele para nos livrar das tentações e procurando obedecê-lo
Devemos sempre manter nossos olhos voltados para Deus, olhar para a Sua maravilhosa majestade e, então, perceber que as coisas que este mundo nos oferece são passageiras e fazem mal à nossa alma. Não devemos olhar para os prazeres desta vida, não devemos olhar para trás como fez a mulher de Ló, desobedecendo ao que os anjos lhe ordenara, mas olhar para o alto para Jesus, para aquilo que é eterno.
Enquanto Ló e suas duas filhas olhavam para frente em direção às promessas que Deus lhes fizera, a sua esposa, talvez saudosa do que estava abandonando, "olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19:26).

Mas o juízo foi ainda pior do que Ló ou suas filhas compreenderam a princípio. Salvos, finalmente, devem ter olhado uns para os outros, aliviados por estarem todos bem. De repente, voltaram-se, espantados, percebendo que faltava um deles. Devem ter procurado, esperado com todas a forças, até que finalmente viram a silhueta branca de uma coluna de sal contra o céu, um monumento solitário na forma de uma mulher olhando para Sodoma.

Por que ela se voltou e olhou para trás, apesar do aviso do anjo? Seu coração continuaria apegado a tudo que deixara na cidade – uma vida confortável, despreocupada e prazerosa? Teria familiares presos ali? Ou apenas se deixou fascinar pelo trágico espetáculo que acontecia atrás dela? É possível que todas estas coisas combinadas fossem o motivo de seus passos ficarem mais lentos, de sua cabeça voltar-se e de seu corpo ser surpreendido pelo castigo do qual Deus queria poupá-la – ela preferiu o juízo em vez da misericórdia.

Muitas vezes nos apegamos tanto às coisas deste mundo que, quando estamos a ponto de perdê-las, olhamos para trás (com saudade) e esquecemos que temos um Deus que cuida de nós e que tem planejado para nós uma vida plena de paz e de alegria. Ficamos apegadas ao passado, talvez em uma ferida, em um trauma e não largamos de jeito nenhum. Ficamos agarradas ao passado e isso só nos trará morte. Deixemos todas as coisas que para trás ficam, deixemos todo embaraço, deixemos toda amargura, toda falta de perdão e vamos prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus, como disse o apóstolo Paulo.

Não devemos esquecer que Deus foi misericordioso com Ló e sua família. Em Salmo 103:11 a Bíblia nos diz: "Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a Sua misericórdia para com os que O temem."

A misericórdia de Deus está à nossa disposição. Se eu temo ao Senhor, Ele, então, é misericordioso comigo. Mesmo se eu estivesse passando pelo "vale da sombra da morte, não temeria mal algum" porque o meu Deus está ali comigo e Sua misericórdia alcançaria o meu coração. Mesmo se eu estivesse passando por situações difíceis de serem resolvidas, o Senhor estará  ali comigo, me consolando e até mesmo me carregando em Seus braços. Deus é o meu lugar seguro.

Jesus advertiu seus seguidores a se lembrarem da mulher de Ló: “assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser preservar a sua vida perde-la-á; e quem a perder de fato a salvará” (Lc 17:30-33). Palavras severas lembrando uma história trágica, com o propósito de nos desviar das ilusões traiçoeiras da perversidade e de nos lançar em segurança nos braços da misericórdia.

Fonte: http://campenhe-mulheres.blogspot.com.br/search/label/Esposa%20de%20L%C3%B3


Nenhum comentário:

Postar um comentário