sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COMUNHÃO


Tereza Cristina Cunha de Brito

Comunhão – relações comuns, comunidade de opiniões de crenças, participação em comum, uniformidade em (ideiasidéias.ideias, opiniões, etc.); acordo, harmonia. Palavra grega koinonia relação caracterizada pelo compartilhamento em comum, companheirismo, participação – “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo."1Jo 1.3

A palavra koinonia aparece no novo testamento 20 vezes, em 12 vezes traduzida por comunhão como em Gl 2.9, em 04 traduzidas por comunicação como em 2Co 8.4, 01 por dons em 2Co 9.13, 01 por cooperação em Fp 1.5 , 01 por dispensação em Ef 3.9 e 01 por coleta em Rm 15.16.

A palavra portuguesa vem do latim communione que significa ter algo em comum. Penso que quando falamos de comunhão há que se lembrar de unidade e reconciliação.

Unidade aparece nas Escrituras relacionada com pessoas que se relacionam, se suportam, se amam, se ajudam, se exortam, se consolam, sempre uma com as outras. Há algo ou alguém que serve como “liga” entre dois pontos, pensamentos, pessoas, que por mais que sejam diferentes há sempre um elo, o evangelho verdadeiro e Jesus Cristo, filho de Deus.

Talvez daí surja à importância da reconciliação que Jesus realizou por meio de sua morte e sangue, nos trazendo de volta para o Pai - "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." 2 Co 5.18 – 20.

A reconciliação nos torna aptos de sermos reconhecidos como família de Deus, co-herdeiros e irmãos de Cristo, passamos a ser participantes do reino de Deus, unidos em um só corpo tendo Cristo como cabeça, mas recebemos e somos instruídos para compartilharmos o amor e tudo que temos recebido dos céus, somos chamados para caminharmos juntos, somos chamados para desfrutarmos do perdão e das misericórdias de um querido, próximo e presente Jesus Cristo.

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hb 10.24-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário