sexta-feira, 5 de outubro de 2012


E SE A RESPOSTA DE DEUS FOR ...


Mirelle Ivy Diniz Miotto

Quero começar este singelo texto com a seguinte pergunta? Como você reagiu quando Deus lhe disse “não”?

Arrisco a dizer, tomando por base a minha experiência, que ficamos inconformadas, tristes, decepcionadas e começamos a reclamar e até a duvidar desta simples resposta de Deus.

Mesmo se nos reservamos o direito de dizer “não”, dificilmente aceitamos esta palavrinha quando acreditamos que podemos obter alguma coisa.

As criancinhas aprendem rápido o “não”, de tanto que ouvem. E é evidente que se o fazemos com as crianças é porque assim aprendemos e que sabemos que os “nãos” fazem parte da vida e são mesmo necessários ao nosso bem-estar e crescimento.

Os adolescentes se rebelam ante o “não”, dizendo eles mesmos “não” ao que lhes é imposto ou não concedido.

E então... chega a nossa vez, adultos, supostamente maduros e sábios. E nem sempre queremos aceitar. Das pessoas é mais fácil, pois nos consideramos mais ou menos de igual para igual, mas quando esse “não” vem dAquele que nos criou, não entendemos ou não queremos bem entender.

Você já percebeu que, frequentemente, pedimos a Deus que, de alguma forma, torne a vida mais fácil para nós ou para as outras pessoas? Oramos pela cura do doente, sabedoria para sermos bons pais, orientação para a vida (para que sejamos bem sucedidas e prósperas) e para que várias necessidades sejam satisfeitas. 
Outra coisa que gostamos muito de fazer é sonhar. Sonhamos com uma família perfeita, um ótimo emprego (com um enorme salário), uma casa maravilhosa, aquela viagem pra Paris e até sonhamos em “fazer a vontade de Deus”.

Não há nada de errado com estas orações e com nossos sonhos, mas precisamos nos lembrar de que, algumas vezes, a resposta de Deus para nossas orações e sonhos é “não”.

O grande desafio é estar disposto a ouvir Deus dizer “não” quando temos sentimentos fortes sobre um sonho e desejamos profundamente vê-lo acontecer.

Davi experimentou tal desafio. Seu grande desejo tinha sido trazer a Arca da Aliança de volta ao centro da vida judaica. Ele viu esse sonho se tornar realidade. Mas, como geralmente acontece, a satisfação de um sonho leva a outro ainda maior. Após Davi voltar ao seu palácio, ele disse a Natã, o profeta: “Olha, eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus dentro de uma tenda” (II Sam. 7:2). Natã, inicialmente, disse a ele fazer o que estivesse em seu coração. Contudo, mais tarde, o Senhor falou com Natã e disse a ele para dizer para Davi que não era para ele construir um templo para a Arca.

Isto deve ter sido devastador para Davi. Mas, ele era um homem segundo o coração de Deus. Ele queria a vontade de Deus mais do que sua própria vontade. É interessante notar que, quando Davi ouviu as palavras de Natã, ele se sentou e teve uma longa conversa com Deus. Ele expressou gratidão e louvor a Ele. O resumo do que Davi disse pode ser encontrado no versículo 28, que diz: “Agora, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem”. A resposta de Davi, talvez, nos dá o melhor significado sobre seu caráter. Ele tinha uma confiança profunda e permanente na Palavra e no caráter de Deus. Ele sabia que podia confiar em Deus quando Ele disse “não” e que Ele é bom independente da situação.

Neste caso, havia vários elementos importantes para o “não” de Deus. Primeiro, a motivação de Davi e a habilidade de sonhar em construir uma casa para Deus não era algo negativo aos olhos de Deus, mesmo não sendo da vontade Dele.

Após o filho de Davi, Salomão, ter construído o templo, ele indicou que Deus estava satisfeito com o sonho de Davi. Ele disse: “Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porque tiveste no teu coração o propósito de edificar uma casa ao meu nome, fizeste bem em ter isto no teu coração” (II Cron. 6:8). Deus conhece nossas mentes e nossos pensamentos. Somente vemos e entendemos em parte.

Ninguém sabe melhor do que Deus e Ele estava satisfeito com a motivação de Davi. Freqüentemente, nesta vida, vemos somente parcialmente e não completamente. Só vamos poder ver completamente a vontade de Deus quando chegarmos ao céu. Sendo assim, não precisamos ficar desanimadas quando não temos uma compreensão total da vontade de Deus. Parte do sonho de Davi estava correto. Um templo seria construído. Mas, o plano de Deus era que o filho de Davi, Salomão, o construísse. Deus disse a Davi: “Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder dos teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome”. Davi não era a pessoa para construir o templo. Sua ideia estava certa, mas a pessoa e a hora estavam errados. Deus não castigou Davi por ele não ter entendido isso.

Ele falou a Davi como um pai amoroso. E Davi conhecia Deus o suficiente para confiar Nele. Conseqüentemente, o templo foi construído e Deus foi glorificado. Um “não” tornou-se um degrau na escada para a realização da vontade de Deus. Na hora de Deus, Sua vontade perfeita seria realizada. Davi precisava apenas esperar no Senhor. Podemos ter a certeza de que Seus caminhos são verdadeiramente melhores do que os nossos.

Assim, às vezes Deus diz não...E essa resposta inesperada vai carregando assim todas as nossas esperanças depositadas naquelas orações, naqueles apelos profundos da nossa alma. E, quais crianças sem entendimento, arregalamos os olhos, sem impedir que nosso coração pergunte o por quê. Coisa difícil!!! E não é difícil para uma pessoa mais que para outra, é difícil pra todo mundo, mesmo para aqueles que realmente vivem uma vida de submissão. Aceitar uma resposta negativa de Deus é sinal de humildade e reconhecimento de que estamos na dependência dAquele que nos criou, que conhece nosso passado e nosso futuro e nosso âmago bem mais que nós mesmos, mesmo com anos e anos de psicanálise. Aceitar uma resposta negativa de Deus para qualquer área da nossa vida é ter maturidade espiritual. Deus, quando nos diz não nos ama muito, com certeza mais que bastante e mesmo se não entendemos no momento, o melhor é nos curvar, pois nada há que Ele faça que não tenha sentido”. Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário