sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


ESPANTE AS AVES DE RAPINA



Mirelle Ivy Diniz Miotto

Muitas de nós já nos deparamos com situações muito difíceis. Quando estamos no meio da tribulação é complicado, aos olhos naturais, enxergar que algo possa mudar e o milagre ocorrer. Você pode estar passando por problemas no casamento, infidelidade, falta de dinheiro, desemprego, infertilidade, feridas causadas por pessoas que amamos, abandono, doença etc e fica tão abitolada na situação que só consegue olhar pra ela. Sua vida fica totalmente envolvida pelo problema. Você “respira” o problema, você “come” o problema, você só fala do problema ... tudo gira em torno dele.

De repente, Deus te fala que o problema vai passar, que a ferida vai ser curada, que haverá a restauração, o perdão e que haverá abertura de portas. Qual sua reação? Muitas vezes é: “não acredito que isso aconteça comigo”.

Abrão passou por uma situação complicada também. Sua esposa Sarai era infértil e já estava avançada em idade. O sonho deles era ter filhos e diante desta situação Deus vem a ele e diz:

... Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.” Gênesis 15:5-6

Abrão estava com um problema, o Senhor lhe faz uma promessa e ele crê. Muitas de nós no meio do caos do problema, escuta a voz do Senhor, mas não conseguimos crer.

Abrão creu e isso lhe foi imputado por justiça. Mas isto não quer dizer que a benção veio instantaneamente e sem lutas. Vamos ver o que aconteceu:

Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,  Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.  E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains, E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.” Gênesis 15:7-21

Depois de ter feito a promessa a Abrão o Senhor lhe requereu um sacrifício, que foi prontamente preparado. Só que houve um detalhe significativo no momento de oferecer o sacrifício: vieram as aves de rapina querendo roubar o sacrifício. Porém, Abrão teve uma postura de não deixar isto acontecer: enxotou as aves de rapina.

Segundo a revista “Super Interessante”, aves de rapina são todos os pássaros carnívoros e caçadores. Os mais conhecidos são as águias, os gaviões e os falcões, mas também fazem parte do grupo algumas espécies de corujas e abutres. Predadores perfeitamente equipados para matar, esses animais têm visão aguçadíssima: enxergam, em média, duas vezes mais que o homem. Assim, são capazes de avistar sua presa a dezenas de metros de altura e mergulhar diretamente sobre ela. São também as aves mais velozes que existem, atingindo até 268 km/h no caso do falcão peregrino. E, como se não bastasse, ainda possuem duas armas letais: o bico afiado e as garras em forma de foice. “Graças a esses atributos, elas quase sempre pegam sua vítima na primeira tentativa”, afirma o ornitólogo Luis Sanfilippo, da Fundação Zoológico de São Paulo, especialista em rapinantes. (Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/sao-aves-rapina-442232.shtml)

Agora podemos ter uma noção que tipo de aves Abrão estava lidando e a coragem dele em enfrentá-las para não deixá-las comer o seu sacrifício. Pensem numa situação complicada, pois após Abrão enxotar as aves, um profundo sono caiu sobre ele; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele. Que atmosfera opressora e angustiante! A pressão espiritual era tão forte que a escuridão e o espanto vieram sobre ele para impedi-lo de oferecer seu sacrifício. Tal situação me faz lembrar quando Jesus chamou alguns de seus discípulos para orarem com ele no Getsêmani e diante da pressão espiritual daquele momento Pedro e os dois filhos de Zebedeu adormeceram porque seus olhos estavam carregados impedindo-lhes de orarem. Mateus 26:36-45

As “aves de rapina” sempre aparecem querendo nos atrapalhar e surgem sempre num momento muito específico: quando vamos realmente obter a vitória. Espiritualmente, podemos dizer que elas são o medo, a falta de fé, a covardia, a tristeza, a dúvida, os maus pensamentos, retrocessos, o pecado. E quando aparecem tais aves, qual deve ser nossa atitude? Espantá-las e obedecer ao comando de Deus.

Lembremos da parábola do semeador:


"E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;" Mateus 13:3-4

Eis a explicação:

"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho." Mateus 13:19


Muitas pessoas têm medo de dar um passo de fé porque deixa a dúvida se alastrar. Parece estranho dizer isto, mas a dúvida faz você acreditar que o impossível jamais irá acontecer. Ao contrário da fé, que faz você acreditar no que não vê. Crer de todo o coração é requisito fundamental para que a Palavra de Deus se cumpra em sua vida.

A respeito do poder da fé, o Evangelho de Marcos 11.23 diz: "...Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” A fé faz mover os montes, a dúvida, no entanto, não move sequer um grão de mostarda.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”  Hebreus 11:6

Abrão sabia que as aves queriam acabar com o seu sacrifício. Porém, ele conhecia o caráter do Deus que servia. Quando você conhece o caráter de Deus, a dúvida deixa de existir, pois você sabe em quem confiar!

Chegará o momento em que Deus lhe pedirá o sacrifício (do eu/carne). Siga a orientação de Deus. Faça o que Ele lhe mandar e quando as aves de rapina vierem comer o seu sacrifício, ESPANTE-AS.

2 comentários:

  1. Sou uma irmã em Cristo à distância. Moro em Belém, mas me sinto muito feliz em ver o mover de Deus levantando pessoas de várias partes para estudar a Sua Palavra com detalhes e especialmente aplicando aos nossos corações. Afinal é a carta de amor dEle e merece toda nossa atenção. Um abraço da terra do açaí e que Cristo, que é a nossa luz resplandeça mais e mais em vocês! Gabriella Haber

    ResponderExcluir
  2. Oi querida e amada irmã que apesar da distância estamos unidas pelos laços da cruz. É verdade ... a palavra de Deus merece toda nossa atenção e fico tbm muito feliz por saber o que Ele tem feito em inúmeras pessoas! Amém amada e que a luz de Cristo resplandeça cada vez mais em ti tbm. Ahh gosto muito de açaí rsrsrs. Um grande abraço pra ti e estamos aqui para o que precisares. Mirelle

    ResponderExcluir